Animador/a Sociocultural – EPAD – Escola Profissional de Artes, Tecnologias e Desporto

Animador/a Sociocultural

É o/a profissional qualificado para promover o desenvolvimento sociocultural de grupos e comunidades, organizando, coordenando e/ou desenvolvendo atividades de animação (de caráter cultural, educativo, social, lúdico e recreativo).

  • Duração: 3 anos
  • Pré-requisitos: 9º ano completo
  • Idade – até aos 19 anos.

Competências Profissionais

| Diagnosticar e analisar, em equipas técnicas multidisciplinares, situações de risco e áreas de intervenção sob as quais atuar, relativas ao grupo alvo e ao seu meio envolvente

  1. Observar e recolher informação, através de instrumentos vários, sobre a comunidade, o grupo e o indivíduo;
  2. Despistar situações de risco, encaminhando-as para as equipas técnicas especializadas.

| Planear e implementar, em conjunto com a equipa técnica multidisciplinar, projetos de intervenção sócio-comunitária.

| Planear, organizar e avaliar atividades de caráter educativo, cultural, desportivo, social, lúdico, turístico e recreativo, em contexto institucional, na comunidade ou ao domicílio, tendo em conta o serviço em que está integrado e as necessidades do grupo e dos indivíduos, com vista a melhorar a sua qualidade de vida e a qualidade da sua inserção e interação social.

  1. Conceber os materiais necessários para o desenvolvimento das atividades de animação (fantoches, gigantones, esculturas, trabalhos de cerâmica, máscaras, adereços e pinturas).

| Desenvolver atividades diversas, nomeadamente ateliers, visitas a museus e exposições, encontros desportivos, culturais e recreativos, encontros intergeracionais, atividades de expressão corporal, leitura de contos e poemas, trabalhos manuais, com posterior exposição dos trabalhos realizados, culinária, passeios ao ar livre.

| Promover a integração grupal e social e envolver as famílias nas atividades desenvolvidas, fomentando a sua participação.

| Fomentar a interação entre os vários atores sociais da comunidade articulando a sua intervenção com os atores institucionais nos quais o grupo alvo/indivíduo se insere.

| Acompanhar as alterações que se verifiquem na situação dos clientes/utilizadores e que afetem o seu bem-estar.

| Elaborar relatórios de atividades.

Destaque 2024/2025

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