Curso Profissional de Técnico de Apoio Psicossocial – EPAD – Escola Profissional de Artes, Tecnologias e Desporto

Curso Profissional de Técnico de Apoio Psicossocial

É o profissional qualificado apto a promover, autonomamente ou integrado em equipas multidisciplinares, o desenvolvimento psicossocial de grupos e comunidades no domínio dos cuidados sociais e de saúde e da intervenção social e comunitária.

  • Duração: 3 anos
  • Pré-requisitos: 9º ano completo
  • Idade – até aos 19 anos.

DESTAQUE 2024 / 2025

Pré-Candidatura Ano Letivo 2024/2025 (Clique Aqui).

 

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Competências Profissionais

| Identificar, diagnosticar, analisar e avaliar diferentes domínios, contextos, situações, problemas e comportamentos sobre os quais seja necessário intervir;

| Planear, organizar, desenvolver e avaliar programas, projetos, ações e atividades que dêem resposta às necessidades diagnosticadas;

| Colaborar com a educadora de infância na execução de atividades lúdicas e pedagógicas e outras atividades que fomentem e promovam os processos de socialização das crianças em creches, em estabelecimentos de educação pré-escolar e em atividades de tempos livres;

| Definir estratégias, métodos e técnicas de intervenção face a cada situação diagnosticada;

| Identificar recursos, encaminhando, articulando ou criando novas soluções para as situações detectadas;

| Intervir junto de indivíduos, grupos, comunidades, ou populações com necessidades específicas, promovendo o seu desenvolvimento pessoal e sócio-comunitário;

| Planear, organizar e promover atividades de carácter educativo, cultural, social, lúdico-pedagógico e sócio-terapêutico, em contexto institucional, na comunidade ou no domicílio, tendo em conta as necessidades do grupo e dos indivíduos, com vista a melhorar a sua qualidade de vida e a sua inserção e interação sociais;

| Promover a integração grupal e social fomentando a interação entre os vários atores sociais da comunidade;

| Elaborar relatórios das atividades;

| Intervir em comunidades em que não sejam detectadas necessidades especiais, nomeadamente escolas, lares de terceira idade, centros de ATL;

| Realizar atividades complementares de ação pedagógica com vista ao desenvolvimento integral de grupos e/ou indivíduos;

| Promover o acompanhamento e a reinserção de crianças e jovens institucionalizados;

| Participar em equipas pluridisciplinares que desenvolvam atividades no âmbito da Educação para a Saúde;

| Acolher e acompanhar de forma personalizada o doente e seus familiares nos circuitos assistenciais das Unidades de saúde apoiando-os e motivando-os para o tratamento;

| Realizar atividades complementares de ação terapêutica, tendo em vista o bem estar na recuperação e na integração social plena do doente;

| Desenvolver atividades lúdico-terapêuticas nas Unidades de Saúde, avaliando e registando a conduta e o desempenho global dos doentes, e acompanhá-los em visitas de estudo relacionadas com a área ocupacional e saídas de socialização;

| Colaborar na prestação de cuidados de higiene, alimentação e conforto de doentes, tendo em conta o seu grau de autonomia e na manutenção da desinfecção, higiene e conforto das Unidades de Saúde;

| Efetuar os registos da sua intervenção e recolher as informações que lhe forem determinadas pelos técnicos de nível superior;

| Desenvolver ações de prevenção primária, secundária, terciária e de redução de danos;

| Participar em equipas de despiste e acompanhamento dos indivíduos seropositivos e outras doenças infecto-contagiosas, desenvolvendo atividades complementares de ação terapêutica que promovam a sua reinserção social;

| Efetuar o trabalho de rua junto de cidadãos “sem abrigo”, toxicodependentes, prostitutos promovendo a sua reinserção social;

Plano de Estudos

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Docentes da área técnica

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Coordenador: Luís Martins

Raquel Carvalho

Docente área Técnica: Raquel Carvalho

Miguel Brazete

Docente área Técnica: Miguel Brazete

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Docente área Técnica: Ana Raposo