SPO: Serviço de Psicologia e Orientação Escolar

Marisa Pereira

A Dra. Marisa Pereira é Licenciada em Psicologia e Pós Graduada em Avaliação Psicológica na Infância e na Adolescência, pela Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias.

Tem formação no âmbito da Avaliação Psicológica em Orientação Escolar e Profissional, ministrado pelo Instituto Superior de Psicologia Aplicada (ISPA) e formação em Intervenção de Competências Pessoais e Sociais pela Forall.

Detentora de CAP (Certificado de Aptidão Profissional de Formadora), foi docente da disciplina de Saúde Infantil do Curso Profissional de Técnico de Apoio à Infância e de Psicopatologia Geral , do Curso Profissional de Técnico de Apoio Psicossocial.

Foi Orientadora de Provas de Aptidão Profissional dos Cursos Profissionais de Técnico de Apoio à Infância e Técnico de Apoio Psicossocial e de Formação em Contexto de Trabalho do Curso CEF de Auxiliar de Ação Educativa.

É Responsável pelo Serviço de Psicologia e Orientação da EPAD  e Coordenadora da Comissão de Feiras de Orientação Escolar e Profissional da EPAD e dos Projetos Internacionais Erasmus +

Serviço de Psicologia e Orientação Escolar (SPOE) da EPAD

O Serviço de Psicologia e Orientação Escolar (SPOE) da EPAD dinamiza formações onde os temas vão ao encontro dos interesses e necessidades dos alunos. O nosso objetivo é que o aluno seja esclarecido sobre temáticas atuais que envolvem jovens da sua idade e possam debater as suas ideias e opiniões.

O SPOE dá ainda apoio a toda a comunidade escolar nos projetos e atividades extracurriculares. O SPOE assegura o apoio ao desenvolvimento do sistema de relações entre a escola e a comunidade, articulando a sua ação com outros serviços especializados, nomeadamente no âmbito da Saúde e da Segurança Social, da Educação, de Formação Profissional, Autarquias, Empresas, entre outros.

O SPOE da EPAD disponibiliza ainda vários serviços dirigidos aos alunos da Escola:

• Apoio Psicológico: Um espaço sempre disponível para o aluno conversar ou esclarecer dúvidas. A Psicóloga vai escutar o aluno, de forma respeitosa e confidencial, e aconselhá-lo para que prossiga com o seu projeto de vida.
  • Apoio Psicopedagógico: A Psicóloga vai acompanhar o aluno ao longo do seu percurso escolar e ajudá-lo a superar algumas dificuldades de aprendizagem através de estratégias de intervenção adequadas ao seu caso. O aluno terá ao seu dispor um Programa de Métodos e Técnicas de Estudo.

Orientação Escolar e Profissional: Reconhecemos a importância da Orientação Escolar e Profissional para ajudar os alunos na tomada de decisão de um Curso do Ensino Superior. Quando os alunos atingem o 12º ano, podem frequentar o Programa de Orientação Escolar e Profissional – através de várias sessões com atividades, visitas de estudo, entrevistas com profissionais, testes e entrevistas, ficam a conhecer-se melhor e têm acesso ao seu perfil de interesses e aptidões, para fazerem uma escolha mais acertada.

Caso optem pela entrada no mercado de trabalho, mais uma vez a Psicóloga vai acompanhá-los nesta transição e prepará-los para a realidade do mercado de trabalho.