Sobre Nós – EPAD – Escola Profissional de Artes, Tecnologias e Desporto
Autorização de Funcionamento nº 164 pela DREL/DGESTE em 7/6/2005

Representante da Entidade Titular:

Maria da Conceição Vaz Barroso Carloto Caldeira

Direção Pedagógica:

Elisa Maria Alves da Cunha Marques
Rui Miguel Barroso Carloto Caldeira
Conceição Caldeira

Mensagem da Direção Executiva

“A EPAD, Escola Profissional de Artes Tecnologias e Desporto, reforça a aposta na construção de um futuro sólido dos jovens e adultos, desenvolvendo metodologias que inserem a escolarização numa vertente prática e profissionalizante. Acreditamos que o capital humano é uma mais-valia para o desenvolvimento sustentado de qualquer país e que o défice de qualificações e certificações da população portuguesa é uma das suas maiores debilidades em termos de competitividade.

Assumimos a EPAD como um projeto de Qualidade e Excelência. Atualmente o percurso do Ensino Profissional não prepara somente os alunos para uma profissão, como ainda lhes dá o gosto pelo conhecimento, mostra-lhes que só se consegue ser um bom técnico se não se parar de estudar e de aprender.

Queremos um país mais desenvolvido e mais competitivo e por isso sensibilizamos os jovens para formações que aparentando ser menos apelativas têm a enorme vantagem de conferirem dupla certificação, escolar e profissional, permitindo que a entrada no mercado de trabalho ou o ingresso no ensino superior se façam com sucesso.

Educamos para a cidadania valorizando a dimensão social dos nossos alunos e a sua responsabilidade na construção de uma sociedade global, assente nos princípios da igualdade, tolerância e solidariedade. Pretendemos dar continuidade aos valores subjacentes à criação da EPAD e que leva os alunos a dizerem que encontraram “um agradável mundo novo”. Aprendizagens úteis são o lema do ensino profissional. É o que temos feito com sucesso e o que faremos ainda mais.”

Conceição Caldeira

Diretora Executiva da EPAD

História e Missão

A EPAD nasceu em 2005 com a ‘Autorização Prévia de Funcionamento’ com data de 7 de junho. Em setembro de 2006 são iniciadas as aulas começando a escola por ter apenas cinco cursos. Atualmente lecionamos cerca de quinze cursos nas mais diversas áreas de formação, já tendo lecionado Cursos de Educação e Formação (CEF), Cursos Vocacionais (9º e 12º ano) e uma extensa variedade de Cursos Profissionais Nível IV. 
Somos, atualmente, 3 escolas: EPAD Picoas, EPAD Areeiro e EPAD Gaia. 
todos_professores_funcionarios

O segredo do crescimento e sucesso da nossa Escola deve-se, sobretudo, ao trabalho desenvolvido por toda a Equipa que constitui a escola com o apoio da Direção – desde o Corpo Docente, Coordenação ao pessoal e Serviços Administrativos.

Os alunos e Encarregados de Educação são também responsáveis, senão a base da EPAD, por levar a cabo um Projeto Educativo inovador e empreendedor.

A EPAD assume como Missão Primordial qualificar os recursos humanos do país, numa ótica de aprendizagem ao longo da vida, possibilitando o acesso a competências facilitadoras de uma integração na economia da inovação e do conhecimento. 

Desta forma, a EPAD aposta na qualificação de jovens através de ofertas flexíveis e diversificadas de formação e de aquisição e reforço de competências, centradas nas suas necessidades, expetativas e projetos de vida pessoais e profissionais. 

Assim, a missão da EPAD passa por metodologias que inserem a escolarização numa vertente prática e profissionalizante, proporcionando aos alunos a oportunidade de se relacionarem com outras realidades, travando conhecimento com grandes profissionais das diferentes áreas. A EPAD aposta ainda numa política da qualidade.

É, sem dúvida, um compromisso desta instituição a melhoria continua da organização, contribuindo para um ensino de excelência. 

Pretendemos ser reconhecidos nacional e internacionalmente pela qualidade do ensino-aprendizagem na formação integrada dos jovens, bem como numa sólida formação profissional que permita a sua integração no mercado de trabalho. 

Sendo uma escola claramente de orientação inclusiva, a EPAD privilegia o direito de cada um dos seus alunos poder usufruir de uma educação coerente com as suas potencialidades, expetativas e necessidades, disponibilizando um conjunto de respostas planeadas no âmbito de um projeto educativo que proporcione a todos a participação e o sentido de pertença em verdadeiras condições de equidade. 

A EPAD implementa medidas de política educativa que recorrem a uma abordagem holística de todo o sistema educativo e a um plano de ação coordenado entre os vários atores a práticas educativas de qualidade, com respeito pela diversidade, dando oportunidade a todos os alunos de desenvolverem o seu máximo potencial.

Elisa Marques

Direção Pedagógica

Elisa Maria Alves da Cunha Marques, licenciou-se em Geologia – Ramo Educacional na Faculdade de Ciências e Tecnologias da Universidade de Coimbra.

Após alguns anos de ensino foi convidada para desempenhar funções de Assessoria Pedagógica na Escola Profissional de Artes Tecnologias e Desporto – EPAD.

Mais tarde, em 2008 assumiu o cargo de Diretora Pedagógica na Escola Profissional de Artes Tecnologias e Desporto.

Dadas as suas capacidades de liderança e gestão de equipas, o forte sentido de coordenação e organização, capacidade de decisão e capacidade de executar tarefas sob pressão para cumprimento de prazos, ainda hoje se encontra a desempenhar essas funções.

Em paralelo com a Gestão da Direção da EPAD, tem vindo a apostar na sua formação académica, destacando-se a Pós – Graduação em Higiene e Segurança no Trabalho, e a frequência em Mestrado em Administração Acompanhamento e Regulação da Educação.

RuiCaldeira_site

Rui Miguel Barroso Carloto Caldeira, licenciou-se em Ensino Básico, variante de Educação Física, no Instituto Politécnico da Guarda – Escola Superior de Educação da Guarda. Posteriormente concluiu o Mestrado em Ensino de Educação Física, nos Ensinos Básico e Secundário no Instituto Piaget – Instituto Superior de Estudos Interculturais e Transdisciplinares de Almada.

Exerceu funções de professor de Educação Física no ensino regular e profissional e durante seis anos exerceu funções de Diretor Pedagógico do Externato Marquês de Pombal.

Na Escola Profissional de Artes Tecnologias e Desporto – EPAD, exerceu funções de professor de Educação Física, de Diretor Pedagógico (em substituição) e de Adjunto da Direção Executiva.

Em 2017 assumiu o cargo de Diretor Pedagógico da EPAD, em regime colegial, mantendo-se em funções.

EPIS

Em 2011 a EPAD foi distinguida pela EPIS (Empresários Pela Inclusão Social) como uma Escola “que apresenta algumas das melhores práticas verificadas na área da promoção da inclusão social em Portugal, tendo como referência o programa “Escolas de Futuro – Boas práticas de gestão nas escolas”, liderado pela EPIS desde 2009, sendo que estas medidas devem ser tomadas como casos de estudo a nível nacional.

A EPAD destacou-se ainda pelos “sistemas de apoio aos alunos, desde a prevenção do abandono escolar (iniciativas de combate ao abandono e insucesso escolar), a mediação de conflitos (iniciativas de promoção da inclusão social), a orientação profissional, o acompanhamento na procura de emprego e o treino nas fases de candidatura e de seleção para emprego”.

epis