Curso Profissional de Técnico de Gestão e Programação de Sistemas Informáticos

É o profissional qualificado apto a realizar, de forma autónoma ou integrado numa equipa, actividades de concepção, especificação, projecto, implementação, avaliação, suporte e manutenção de sistemas informáticos e de tecnologias de processamento e transmissão de dados de informação.

• Duração: 3 anos
  • Pré-requisitos: 9º ano completo
  • Idade – Entre os 14 e 20 anos

Competências Profissionais

| Instalar, configurar e efetuar a manutenção de computadores isolados ou inseridos numa rede local;

| Instalar, configurar e efetuar a manutenção de periféricos de computadores ou de uma rede local;

| Instalar, configurar e efetuar a manutenção de estruturas e equipamentos de redes locais;

| Instalar, configurar e efetuar a manutenção de sistemas operativos de clientes e de servidores;

| Implementar e efetuar a manutenção de politicas de segurança em sistemas informáticos;

| Instalar, configurar e efetuar a manutenção de aplicações informáticas;

| Efetuar a análise de sistemas de informação;

| Conceber algoritmos através da divisão dos problemas em componentes;

| Desenvolver, distribuir, instalar e efetuar a manutenção de aplicações informáticas, utilizando ambientes e linguagens de programação procedimentais e visuais;

| Conceber, implementar e efetuar a manutenção de bases de dados;

| Manipular dados retirados de bases de dados;

| Instalar, configurar e efetuar a manutenção de servidores para a internet;

| Planificar, executar e efetuar a manutenção de páginas e sítios na Internet;

| Desenvolver, instalar e efetuar a manutenção de sistemas de informação baseados nas tecnologias Web.

Plano de Estudos - Curso Técnico Gestão e Programação de Sistemas Informáticos

Sara Multimedia

Docente área Técnica: Sara Roncon

Vídeos do Curso Técnico de Gestão e Programação de Sistemas Informáticos

Participação no concurso Startup Pirates - Hardware Edition 2015.

Os alunos da turma 85 do curso Técnico de Gestão e Programação de Sistemas Informáticos participaram no concurso Startup Pirates -Hardware Edition 2015. Ao fim de uma semana de trabalho intensivo no bootcamp na Fábrica das Startups, os alunos apresentaram na final, realizada na sede da Microsoft  o protótipo denominado “Fall Detector”. O Protótipo detecta queda de sexagenários e emite um alerta para uma app móvel instalada em telemóvel. Em Abril de 2016, na FIL – Futurália, o protótipo foi apresentado ao Ministro da Educação, Tiago Brandão Rodrigues e a membros da ANQEP.

Neste projeto os alunos aplicaram conhecimentos de IoT (internet das coisas) e linguagens de programação ministradas no curso de TGPSI.

Casos de Sucesso - Alunos de TGPSI integrados nos quadros de empresa parceira (WHS)

Testemunho de alunos do curso técnico profissional de gestão e programação de sistemas informáticos que estagiaram em empresa parceira da escola: WHS – Wind, Hydro & Sun Energy Services é uma empresa de serviços tecnológicos sediada na quinta da Fonte, Oeiras (www.whs.pt).

O aluno Ricardo Albuquerque da turma 67 estagiou no ano de 2014 na WHS. Após a conclusão do estágio e devido ao seu empenho, dedicação e competências técnicas adquiridas ao longo da frequência do curso de TGPSI na EPAD, foi convidado para os quadros da empresa.

No ano de 2016, a empresa WHS voltou a receber um aluno de TGPSI, o Miguel Ângelo da turma 85. Após a conclusão do estágio o aluno foi convidado a trabalhar para a WHS.

Estes casos de sucesso demonstram as competências técnicas, sociais e multidisciplinares que os alunos do curso Técnico de Gestão e Programação de Sistemas Informáticas da escola EPAD obtêm ao longo dos três anos na escola EPAD.

Obrigado Ricardo Albuquerque, Miguel Ângelo e Eng. João Costa pelo vosso testemunho.

Parcerias / Plataformas tecnológicas em TGPSI

EPAD Academia Oracle

A EPAD é membro da Oracle Academy

A EPAD é membro da comunidade Oracle Academy. Esta associação dá acesso aos benefícios exclusivos de membros e recursos da Oracle, além de ajudar os alunos a estarem prontos para a universidade e para uma carreira com as skills / conhecimentos relevantes no setor das TI´s. Também dá acesso a descontos na realização de certificações e preparação de exames. Poderá consultar a nossa escola no seguinte link: https://academy.oracle.com/pt-br/membership-member-institutions.html seleccionando o país (Portugal) ou através da pesquisa (epad).