Alunos do profissional e artístico podem ter acesso especial ao ensino superior já no próximo ano letivo 2020/2021 – EPAD – Escola Profissional de Artes, Tecnologias e Desporto

Já no próximo ano letivo, o Governo quer que os estudantes que terminem um curso profissional possam entrar numa licenciatura ou mestrado integrado sem terem que fazer os exames nacionais, avança o “Público” esta quarta-feira. Para tal, será criado um concurso especial, que tenha em conta as especificidades das suas formações; os alunos dos cursos artísticos ou de aprendizagem também vão poder usufruir da mesma via de acesso.

Segundo o projeto de decreto-lei em discussão, a que o “Público” teve acesso, as candidaturas dos estudantes ao ensino superior serão feitas a nível nacional, através do sítio da Internet da Direcção-Geral do Ensino Superior (DGES), à semelhança do que acontece com os estudantes que concorrem ao concurso nacional.

Os estudantes do ensino profissional ou artístico vão passar a ter de cumprir provas específicas, que podem ser teóricas ou práticas, e que serão preparadas pelas instituições a que se candidatam.

De acordo com o jornal, o concurso especial será voluntário. Ou seja, as universidades e politécnicos podem escolher se querem ou não abrir esta via de acesso.

Os estudantes do ensino profissional podem também continuar a concorrer ao concurso nacional de acesso, tendo, para isso, que fazer os exames nacionais.