Técnico de Desporto visita Casa Fernando Pessoa – EPAD – Escola Profissional de Artes, Tecnologias e Desporto

No passado dia 28 de novembro, a turma 112, do 3.º Ano do Curso Técnico de Desporto, efetuou uma visita guiada à Casa Fernando Pessoa, inaugurada em 1993 para homenagear o mais universal dos escritores portugueses e a sua memória na cidade onde viveu e no bairro onde passou os seus últimos 15 anos de vida, Campo de Ourique.

Durante a visita, realizada no âmbito da disciplina de Português, foi possível a observação de diversos documentos, objetos e mobiliário do poeta, entre eles a célebre arca onde guardou poemas, cartas e livros, os quais pertencem agora ao espólio da Biblioteca Nacional, e a cómoda em que terá escrito alguns dos seus maiores poemas.

Para além disso, os alunos puderam ainda ver de perto o tão conhecido “Retrato de Fernando Pessoa” pintado pelo amigo José de Almada Negreiros, com quem tomou o último café. Finalmente, a turma ficou a saber algumas curiosidades sobre Fernando Pessoa: andava sempre com um pedaço de papel e uma caneta no bolso, para, no caso de surgir alguma ideia na sua mente, poder transpô-la de imediato para o papel.

Daí terem sido encontradas várias notas do escritor em cadernos, e até mesmo, em panfletos e folhas soltas; o uniforme típico era constituído por um fato negro, um chapéu igualmente negro e óculos.