É o profissional qualificado apto a planear e executar as atividades do serviço de receção e andares em estabelecimentos hoteleiros, de modo a garantir um serviço de qualidade e a satisfação do cliente.
Técnico/a de Alojamento Hoteleiro
- Duração: 3 anos
- Pré-requisitos: 9º ano completo
- Idade – até aos 19 anos.
Competências Profissionais
- Efetuar as operações de reservas da unidade hoteleira.
- Efetuar o check-in e o check-out dos clientes.
- Executar os procedimentos administrativos e de night auditor.
- Prestar apoio aos clientes sobre a unidade hoteleira e informações de caráter turístico.
- Atender reclamações e sugestões, identificando necessidades e expetativas do cliente e assegurando a sua resolução/satisfação e/ou transmitindo-as ao seu superior hierárquico.
- Efetuar os registos de ocupação da unidade hoteleira e da faturação dos alojamentos, com vista a fornecer os dados para o controlo e gestão do serviço, assim como, assegurar o arquivo da documentação utilizada na receção.
- Promover e vender produtos e serviços da unidade hoteleira em canais convencionais e online.
- Rececionar, quando solicitado, os bens dos clientes e assegurar a sua segurança.
- Gerir stocks nos serviços de andares e de lavandaria.
- Planear e efetuar a limpeza dos quartos e de outras áreas da unidade hoteleira.
- Organizar e executar o serviço de lavandaria e rouparia.