1º ano de Design visitam exposição “no Place like Home” – EPAD – Escola Profissional de Artes, Tecnologias e Desporto

A turma 128 do 1º ano do Curso Profissional de Técnico de Design, visitou, no dia 29 de maio,  a exposição temporária “no Place like Home”, no Museu Berardo, em Belém. Nesta exposição é celebrado o 101º aniversário da obra revolucionária de Duchamp “Fonte” e são apresentados trabalhos de artistas vários dos últimos 100 anos. A escolha curatorial sublinha o legado espiritual dadaísta, do ready-made e a  exploração contemporânea da migração, da deslocação e da itinerância artística. A vista guiada foi feita enfatizando a “apropriação” como uma das estratégias mais fraturantes que a arte do séc. XX introduziu. No final da visita os alunos participaram num exercício criativo com base no tema da visita “apropriação de objetos do quotidiano: reflexões a partir de no Place like Home”.
Com esta visita pretende-se explorar temas como o pensamento crítico, a criatividade e a concetualização como base de trabalho. Ambiciona-se ainda que  toda a riqueza cultural e visual da exposição se possa refletir na atividade criativa e académica dos alunos.